segunda-feira, 10 de maio de 2010

Auriculoterapia



Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O termo se refere a uma modalidade de reflexoterapia. Assim como a Acupuntura, a auriculoterapia é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa.
A Auriculoterapia têm, desde tempos remotos, relatos de seu uso em vários casos. Hipócrates, considerado o pai da medicina, em seu livro “Geração” relata curas de impotência sexual com pequenas sangrias na orelha. Ao longo dos séculos, encontram-se documentos que relatam de tratamentos semelhantes para diversas doenças.
Embora existam evidências de sua utilização por diverosos povos desde a Antiguidade, foi na China que se deu seu maior desenvolvimento, a partir da relação do pavilhão auticular com os demais órgãos e regiões do corpo.

A técnica foi desenvolvida por Paul Nogier, médico francês que por volta de 1950 afirmou nesta terapia que existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha (pavilhão auricular) será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões. Os estudos de Nogier tambéms erviram d ebase para o desenvolvimento da Auriculoterapia na China. Em 1958 a descoberta da Auriculoterapia e o mapa auricular de Nogier foram publicados na Revista de Medicina Tradicional de Shangai. Em uma cultura que é o berço da Acupuntura, a descoberta da Auriculoterapia impulsionou umgrande número de estudos em diversas universidades e hospitais da China.
Conforme as pesquisas eram acentuadas enovas publicações eram feitas, o desenvolvimento da Auriculoterapia se acentuou gradativamente, e a orelha foi sendo mapeada e utilizada como meio de diagnóstico e tratamento das doenças.

Na Auriculoterapia as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de sementes de diversas plantas para estímular os pontos (sendo a mais utilizada a de colza e vacária), e podendo também usar agulhas por 15 a 25 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias nos pontos.


Mapa Auricular

O mapa auricular é um desenho ou foto na qual localizam-se as áreas reflexas do corpo inteiro. Existem diversos tipos de mapas com poucas divergências, mas o padrão é sempre o mesmo.


O método de tratamento em Auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de Acupuntura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, ás agulhas intra-dérmicas, á utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até á prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo, todas demonstraram resultados excelentes, e são utilizados em conformidade com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único, todo o tratamento pela Auriculoterapia tem como objetivo promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar.
A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efetivando continuamente o tratamento.